top of page
  • Foto do escritorRose Kethen

Como aplicar Tensão na sua obra?

Atualizado: 21 de jun. de 2023

Passo a passo de como aplicar Tensão corretamente na sua obra

 

Como já devem ter percebido, compreender como criar Tensão em uma história é a chave para uma leitura emocionante. Buscar a aposta de receber um “vou ler só mais um pouquinho” pode valer toda a pena. Dessa forma, separamos 8 passos de como criar e aplicar Tensão em sua história, utilizando algumas das manifestações comentadas antes.

Primeiro: Crie um conflito crucial para os seus personagens

 

Quando se planeja os conflitos, escolha um conflito que importe. Qual é o primeiro objetivo do seu personagem Que tensão ou oposição poderia atrapalhar o caminho dele para conseguir isso?

O conflito pode ser tão pequeno quanto um rompimento de um namoro ou uma visão diferente da sociedade. E também pode ser tão grande quanto o destino de todo o universo! A chave é que o conflito deve se relacionar e ameaçar as coisas mais importantes para os seus personagens. Assim, pense muito bem nos primeiros objetivos de seus personagens e suas ações para alcançar isso.

Segundo: Crie personagens cativantes com objetivos opostos.

 

É uma necessidade que seus leitores se preocupem com o que acontece com os personagens alheios, e, para que se importem, você primeiro precisa cativá-los de alguma forma. Muitos escritores tendem a escrever esses personagens de forma mais agradável — e, bem, é óbvio que é uma maneira funcional de garantir a identificação do leitor — no entanto, esses personagens podem ser trabalhados de muitas outras formas, igualmente intrigantes.

Uma maneira de tornar esses personagens cativantes é dar objetivos, perspectivas ou posições opostas. Imagine que você criou o protagonista em busca do ovo de um dragão para domesticar e ele tem um amigo de viagem que justamente está indo justamente para roubar esse ovo, seja para destruir e não deixar que mais dragões nasçam ou vender o ovo para ficar rico por conta de seu passado — algo que você deve trabalhar para que o leitor fique indeciso em quem apoiar. Criar essa oposição de objetivos pode criar uma dinâmica de personagem interessante e tensa entre os dois. Além do mais, leitores diferentes se identificarão mais com um do que outro nesse caso.

Obs.: O objetivo aqui é que as personalidades e abordagens dos personagens podem gerar desacordos, brigas e situações tensas através do conflito.

Terceiro: Mostre dificuldade e resultado

 

Para o suspense narrativo e Tensão, o seu protagonista precisa tentar e falhar algumas vezes. Ou, se conseguir atingir o objetivo na primeira tentativa, as possíveis consequências precisam ficar escondidas em segundo plano. Continuando o exemplo dos rapazes que estão atrás do ovo de dragão: O protagonista consegue o ovo, mas a mãe-dragão em fúria destrói vilarejos próximos e seu parceiro de viagem teve seu objetivo tomado, mudando totalmente a relação entre os dois. Isso mostrará ao leitor que, além de ter consequências futuras, essas podem ocasionar mudanças imediatas no protagonista.

Existe diversas maneiras de estruturar sua obra para garantir que tenha pontos de conflitos crescentes... Uma é manter a regra do três em mente. Essa que simplesmente afirma que deve haver duas tentativas malsucedidas de resolver o problema antes da terceira bem-sucedida.

Quarto: Permita que a tensão diminua e flua

 

Você pode até tentar aplicar um fluxo constante de coisas interessantes acontecendo para garantir que o interesse de seus leitores não diminuía, mas isso na verdade terá o efeito contrário.

Se você aplicar Tensão a todo momento, seus leitores ficarão exaustos. Dê pausas e silêncios para que o caráter de seus personagens seja construído.

É importante controlar o suspense e, embora os grandes momentos possam crescer até chegar ao clímax, ao longo do caminho, deve ter momentos menores de tensão e relaxamento também.

Quinto: Continue fazendo com que o leitor se questione

 

Como se mantém os leitores envolvidos nos momentos de calmaria, longe daquelas ações de roer as unhas e fugas a um fio de cabelo? Basta criar bons personagens, que são interessantes mesmo quando não estão em estado de emergência.

Garanta que sempre está levantando questões interessantes para que seus leitores busquem respostas. Tente apresentar novas perguntas no final dos capítulos, para que crie uma sensação de aproximação do novo grande evento!

Sexto: Crie conflito interno e externo

 

A Tensão é mais interessante e variada quando surge tanto de forças externas quanto daquelas internas. O conflito externo é um Conflito manifestado através de ações físicas, seja a briga entre dois lutadores, até mesmo a passagem através de uma montanha extremamente fria. O conflito interno se refere às lutas internas dos personagens. As escolhas com as quais eles lutam e as falhas, vulnerabilidades ou fraquezas que os atrapalham.

Em alguns casos, os dois tipos de tensão podem refletir um ao outro. Um personagem que luta contra o terror de falar em público pode enfrentar um conflito externo que traz essa tensão interna à tona — por exemplo, a solicitação repentina de fazer um grande discurso público.

Sétimo: Crie fontes secundárias de tensão

 

Com frequência temos que lidar com várias tensões e desafios ao mesmo tempo. Imagine que em seu romance a sua protagonista não apenas lida com um amor não-correspondido, mas também com o seu pai alcóolatra ou um o assédio no trabalho.

Reflita na sua própria vida e na vida dos seus conhecidos. Quem teve que fazer mil e uma coisas para chegar até onde está? Quais foram os desafios individuais? Todos nós lidamos com conflitos e tensões de fontes diversas, e seus personagens não devem ser diferentes.

Oitavo: Diminua o tempo que a sua história desenrola

 

Em muitas obras, os personagens são limitados por um tempo limite. Por exemplo, o clássico cenário de mistério que acontece um assassinato em uma casa de férias durante o fim de semana.

Esse tipo de abordagem não é adequado para todas as histórias, mas se você puder encontrar um momento para limitar o tempo do evento que está acontecendo, exigindo uma resolução urgente, ajudará muito na Tensão do seu enredo.

Obs.: Esse artigo foi escrito por Rose Kethen, membro ilustre da Novel Brasil e da Novel Mania. Eu, Rencmps, apenas editei e organizei o artigo.

Tags:

71 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page