top of page
  • Foto do escritorRose Kethen

Como fazer uma boa sinopse?

Atualizado: 7 de abr. de 2023

Importância de uma sinopse

 

A sinopse é um dos primeiros contatos do leitor com a sua história! Antes do prólogo, do primeiro capítulo ou das tramas que você desenvolveu, o leitor pode acabar lendo sua sinopse. Caso não seja interessante, você possui grandes chances de perder o interesse de alguns leitores.

Dois tipos de sinopses

 

Poucos sabem isso, ainda mais aqueles que não pesquisaram sobre o assunto, mas existem dois tipos: sinopse editorial e sinopse cópia.

Sinopse Editorial: nada mais é que a sinopse mais bruta que será entregue para um editor, onde não precisará esconder nada. Normalmente, é a carta que você envia para uma editora, por isso recebe esse nome. Ela é literalmente seu enredo resumido na forma de uma sinopse longa. Se aprovado pela editora, provará que você, acima de tudo, sabe escrever e escrever algo que vende.

Sinopse Cópia: é escrita para o leitor, deixando em aberto as informações, mas dando trazendo conteúdos factíveis da obra ao leitor. Recebe esse nome porque, após a aprovação da editora e a editoração, normalmente é feito cópias do seu livro, com uma sinopse nova, que é essa que aparece nas cópias impressas.

Uma sinopse, seja de cópia ou editorial, nada mais é que uma visão geral de seus principais gêneros e um resumo do enredo, subenredos, o final, descrição(ões) de personagem(ns) da história.

Caso esteja escrevendo uma ficção literária, sua sinopse não importa muito porque o seu estilo de escrita é mais importante que o enredo. No entanto, se você escreve um gênero de ficção, a sinopse é mais do que crucial para mostrar que você sabe como estruturar uma história envolvente.

🛈 Escrever uma sinopse destaca os problemas potenciais em seu enredo/roteiro. Caso tenha dificuldades para escrever um resumo conciso e logicamente conectado aos eventos da sua obra, sua história ainda não está bem trabalhada.

Passos para escrever uma boa sinopse

 

1 - Crie uma visão geral

 

Nessa primeiro passo, é recomendável que faça um parágrafo com uma frase sobre cada um dos seguintes pontos:

  • Envolvimento do protagonista com a história;

  • O conflito ou mistério que surge e leva a história adiante; e

  • O mundo que se passa a sua história.

"Recomendo que em cada ponto não passe de 50 palavras. E, após isso, combine tudo isso em um único parágrafo. Esse parágrafo serve como guia das informações que seguirá para a segunda etapa."

— Rose Kethen.

2 - Desenvolva um esboço

 

Seguindo a ideia anterior, deixe aquele primeiro parágrafo de lado e a use apenas como um guia para a segunda parte.

  • No primeiro parágrafo que for escrever, apresente o(s) seu(s) protagonista(s), o mundo e o conflito;

  • No próximo parágrafo, explique quais viradas importantes na trama acontecem com tal/tais personagens. Foque apenas nas grandes viradas. E é bom incluir uma breve menção do seu antagonista;

  • Por fim, no terceiro parágrafo, descreva como os principais conflitos da trama serão resolvidos. Você deve revelar o final no que propõe, não o final mais concreto que o leitor receberá, mas uma resolução, pergunta ou citação do que busca do final dela.

3 - Vá além

 

Os dois últimos passos são o esqueleto, enquanto a primeira etapa era um guia espiritual, agora é como se você estivesse colocando a carne no corpo. Nesse passo, você escreverá uma sinopse longa, buscando algo entre 3 e 5 páginas escrita, onde irá adicionar mais e mais informações que podem ser úteis. Procure maneiras de prender o seu leitor com, de fato, o texto mais puro que pode produzir, independentemente de ser uma sinopse. E, dessa vez, busque deixar o seu final enevoado, sem forma, para instigá-lo.

Se questione:

  • O que tem de interessante no seu mundo?

  • Por que os leitores devem se preocupar com o protagonista?

  • Quem é o vilão?

  • Haverão companheiros do protagonista e quem são?

  • Como esses companheiros relacionarão com o protagonista?

  • Qual a moral questionável que ronda a história ou personagens?

  • O que está em jogo para o seu protagonista?

Para criar uma sinopse séria, um livro de fato, são essas simples perguntas que você deve saber responder sem temer ou demora, pois elas que te indicarão se a sua história é bem pensada ou não.

Claro, para os escritores de novel, isso dificilmente é aplicado, mas, caso queira se testar, vá além.

"Use essa nova sinopse como a guia espiritual para dissecar e extrair o mais puro e interessante da sua obra, do seu enredo. Lembre-se, a sinopse nada mais é que o seu enredo mais puro e breve possível, com a NECESSIDADE de atrair o leitor."

— Rose Kethen.

Após essas etapas, você terá conteúdo o suficiente para começar a escrever sua novel. No fim do artigo,, você irá encontrar alguns modelos de sinopse, mas você pode escrever de qualquer forma, basta colocar os pontos apresentados nos 3 passos.

Coisas que você deve evitar ao escrever a sua sinopse

 

Não explique a mecânica da história... "Os temas são...", "essa é a história sobre...", "os enredos se juntam quando...". É desnecessário fazer isso e ocupa um espaço valioso em sua sinopse.

Evite instruir os leitores sobre como eles devem se sentir sobre os acontecimentos da obra. Em vez de usar palavras como "se comova", "é de partir o coração", "revigorante/revigore-se", "aproveite", "presencie", "acompanhe", por aí vai... Deixe o enredo comunicar as emoções.

Seguindo essa linha de raciocínio, não inclua perguntas destinadas a provocar o leitor, por exemplo: "será que Renan vai superar este desafio?" ou "Poderia ser que Eduardo Goetia capaz de resolver tamanho mistério?". Isso torna a obra banal, a sinopse existe literalmente para não gerar duvidas, mas interesse.

Não seja prolixo. Como escritor, é necessário que utilize habilidades da escrita e analise a sinopse para corrigir as frases desajeitadas e repetições de palavras.

Lembre-se de que sua sinopse não precisa incluir todos os pontos da trama.

Dica final:

 

Mostre sua sinopse para pessoas que não leram seu livro!

🛈 Esta é a melhor maneira de ver se você incluiu os pontos de trama certos e deixou claro como se conectam. Se a pessoa que está lendo sua sinopse for sincera, você poderá ter uma noção de como sua história parece interessante e envolvente.

Por você ter escrito aquilo, pode ser difícil avaliar a eficácia da sinopse. Uma perspectiva externa pode ajudar a ver onde pode ter deixado de fora alguma informação crucial... Ou que deixou com excesso de informação.

Alguns tipos de sinopses para novels

 

Para nossos queridos novelistas de plantão, caso não queiram apenas se saciar com o modelo simples (editorial), apresentaremos algumas estruturas de sinopse para novels:

Padrão

 

O modelo padrão é uma forma básica de estrutura de sinopse e não se limita a organização. Ou seja, o autor pode preferir colocar o personagem em primeiro lugar, apresentar o local que acontece a obra e a situação que se encontra. Não se prenda aos detalhes, explique e demonstre ao leitor o que ele encontrará ao ler.

  • Local (ou mundo)

  • Situação (O que leva até o problema ou resolução)

  • Personagem (apresentação e motivações para que seja encaminhado a situação)

Exemplo:

Daniel de Oliveira Dantas, eleito melhor jogador de Nova Avalon Online do Brasil, descobre que está para perder tudo aquilo que conquistou em sua carreira. Agora, completamente endividado e sem chance alguma de voltar ao cenário competitivo, Daniel terá de recomeçar com nada além de um druida nível 1, um ajudante misterioso e todo conhecimento adquirido em sua carreira profissional. Nova Avalon Online é o jogo em realidade virtual mais jogado do mundo. Contando com mais de dois bilhões de usuários, o jogo conquistou o mundo com seu realismo inigualável e possibilidades infinitas, além de possuir o cenário competitivo mais disputado e cobiçado da História. Em Nova Avalon é possível sentir o chão em que pisa, o gosto da comida, o peso das armas e a dor de um golpe sofrido.

Caso tenha ficado interessado na história, você pode acessar clicando aqui

Problemático

 

Este, como podemos ver, tem como foco captar o leitor com o problema por si só. Não é focado nos personagens, mas nas circunstâncias que foram colocados e tudo o que é relevante ao enredo: o mundo, os personagens, como será desenvolvido. Neste caso, é fácil capturar a curiosidade do leitor, mas também difícil de executar na prática.

  • Conflito (Mostre o problema da obra como condutor ao personagem e o local)

  • Personagem (Apresentação, mas focado em como ele se liga ao conflito)

  • Local + Causa (Como mundo é influenciado pelo conflito e a causa é nada mais do que o ponto de virada do protagonista, servindo para atrair o leitor)

Exemplo:

República de San Magnolia. Por muito tempo esse país foi atacado por seu vizinho, o Império, que desenvolveu uma série de veículos militares chamados de Legion, que não possui tripulantes. Em resposta à ameaça iminente, a República conseguiu desenvolver uma tecnologia semelhante e assim devolveu o ataque inimigo, sem fatalidades. No entanto, essa era apenas a versão oficial. Na verdade, houve sim vítimas. Além dos 85 distritos conhecidos da República, existia um outro. O “não-existente distrito 86”. Foi lá que jovens homens e mulheres do destacamento conhecido como oitenta e seis lutaram... Eles lutam dentro de drones. Shinn comandava as ações dos jovens desse esquadrão suicida enquanto estavam no campo de batalha. E, Lena, uma "Handler", comandava as coisas do lado de fora das batalhas, com a ajuda de um comunicador especial. A história de despedida, cheia de lutas e tristezas desses dois começa! — 86 ―Oitenta e Seis―

Caso tenha ficado interessado na história, você pode acessar clicando aqui

Comercial

 

Essa é de longe a mais difícil de executar bem. Como pode ver, a construção desse tipo de sinopse depende da abertura e fechamento de algo, mas não se limita a isso, pode ser que você trabalhe apenas com a frase ovacionada no final, para que o leitor se depare com algo que realmente o prenda na trama. No entanto, é bom frisar que esse tipo de estrutura demanda muito do estilo do autor, pois, como imagina, duas frases que refletem o significado por inteiro da sua obra é algo complicadíssimo, principalmente quando se refere a interesse do leitor.

  • Frase Ovacionada (Defina em uma frase, seja narrativa ou diálogo, o que representa por si só o apogeu que é a sua obra. Essa frase é como a abertura de algo fantástico, algo misterioso ou inimaginável)

  • Personagem + Causa (Seja a apresentação ou a menção dele, mas o que leva a tal personagem estar rodeado pela causa que foi colocado, não definindo o conflito, mas deixando em aberto)

  • Motivação + Local (Mostre a motivação, seja do personagem ou uma névoa do que é o conflito, mas que sirva de resolução para que tal local/mundo possa sofrer ou se beneficiar daquilo)

  • Chamado ao Leitor (Defina em uma frase, seja narrativa ou diálogo, o que representa o fechamento do apogeu daquilo que a sua obra busca ser. Essa é a frase que fecha o que foi aberto, com uma definição do palpável da trama)

Exemplo:

Love Me Royal Academy era o otome game mais popular da atualidade, com personagens incríveis e uma trama envolvente, além de uma guerra de fundo que teria um novo desfecho com a nova atualização. E lá estava eu, a jogadora mais próxima de conseguir os 110%! Iria me tornar uma lenda viva! Mas tudo foi destruído em um piscar de olhos, quando uma mensagem apareceu no meu jogo e eu decidi aceitar. Após isso fui reencarnada como uma das personagens do jogo. EU ESTAVA QUASE CONSEGUINDO! — A guerra se aproxima! Como pretende que eu participe disso?! Agora, eu, Elizabeth Stuart, a piada da comunidade, tenho que lidar com um lugar com um monte de personagens problemáticos, monstros e uma guerra que pode me matar! Nem ao menos posso usar magia, que tipo de enredo merda é esse? Pelo menos me dá uma ajuda, sistema de merda! — Cheat da Figurante: Tenho que Destruir Todas as Rotas!?

Caso tenha ficado interessado na história, você pode acessar clicando aqui

Tags:

479 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


Débora Vieira
Débora Vieira
Apr 29, 2023

Incrível


Like

Guest
Apr 08, 2023

lindo

Like
bottom of page