top of page
  • Foto do escritorKamo Kronner

Padrão Webnovel

Atualizado: 22 de jun. de 2023

Uma coisa que não havíamos feito até agora, mas que com apoio dos nossos parceiros podemos fazer, é mostrar a vocês como vocês podem formatar o documento para publicar a sua história.


A primeira coisa a ser considerada é que seu texto, no final, ficará no formato HTML dentro do site, sendo que isso importa muito na hora de você formatar seu documento.


Além disso é importante saber que os padrões que mostrarei a seguir é referente a webnovel, sendo específico do ramo, mas pode se estender a outros formatos, pois são baseados neles.


Então vamos lá para os padrões e também dicas de formatação para a sua história.


Formato do arquivo

 

Antes de falarmos do corpo do texto, é preciso saber onde se pode escrever seu texto e assim enviar o arquivo para os sites.


É bem costumeiro os autores utilizarem duas aplicações: o Word e o Google Docs.


Os sites de webnovel geralmente aceitam o formato padrão desses programas, que são o DOCX e ODT. Em alguns é solicitado o link do Google Drive contendo os arquivos nesse formato.


Na dúvida, tenha tudo em mãos! Se você não tem ainda em uso nenhum desses programas, ao menos comece a utilizar o Google Docs, pois você o acessa de forma gratuita.

Formato do arquivo: docx, odt e link do Google Drive

Aviso: Alguns sites aceitam que você copie e cole direto o texto somente para avaliação, mas solicitam o arquivo em DOCX ou ODT para publicação. Se você quer ser um escritor, o mínimo é trabalhar com editor de texto decente com todos os recursos necessários, inclusive com corretor se precisar.

Formato da página

 

Diferentemente dos formatos como e-book e livros, que aceitam o formato A5 (14,8 cm x 21 cm), o arquivo da webnovel tem o intuito de mostrar ao editor do site o seu trabalho e por fim ele o levará para publicação em outro formato que é o HTML. Tendo isso em vista, o melhor formato que os editores aceitam é o A4 (21 cm x 29,7 cm), sendo que alguns sites aceitam o formato A5 também.


Além disso é recomendável utilizar margens de página utilizados em livros: margens superior e inferior a 2,57 cm e margens direita e esquerda a 1,91 cm. Também é aceita as margens superior e inferior a 2,54 cm que é padrão tanto do Word (margem Moderada) quanto do Docs, então prefira a de 2,54 cm, mesmo.

Formato da página: A4; Margens: superior 2,54 cm, inferior 2,54 cm, direita 1,91 cm, esquerda 1,91 cm.

Vamos ver como configura em cada programa:


Configuração de página no Word

 

Para configurar no Word do PC o formato da página, vá na aba "Layout" (1) → no botão "Tamanho" (2) → na opção "A4" (3).

O padrão do Word é a página em A4. Faça a alteração somente se estiver em outro formato.

Para configurar no Word do PC as margens da página, vá na aba "Layout" (1) → no botão "Margens" (2) → na opção "Moderada" (3), caso queira utilizar um dos formatos padrões do Word que é aceito na comunidade.


Configuração de página no Google Docs no PC

 

Para configurar no Google Docs do PC o formato da página, vá no botão "Arquivo" (1) → na opção "Configuração de página" (2) → expanda o campo "Tamanho de papel" (3) → selecione a opção "A4 (21 cm x 29,7 cm)" (4) → finalize no botão "OK" (5).

Para configurar no Google Docs do PC as margens da página, siga os passos (1) e (2) anterior → altere os valores das "Margens" (3) → finalize no botão "OK" (4).


Configuração de página no Google Docs no smartphone

 

Para configurar no Google Docs do smartphone o formato da página, após criar o documento vá nos 3 pontinhos (1) → selecione a opção "Configuração de página" (2) → selecione opção "Tamanho do papel" (3) → selecione a opção "A4 (21 cm x 29,7 cm)" (4).

Para configurar no Google Docs do smartphone as margens da página, após criar o documento siga os passos (1) e (2) anterior → selecione opção "Margens" (3) → selecione a opção "Personalizado" (4) → Insira os valores em mm (milímetros) com ponto (.) para separar o decimal (5) (se não tiver o ponto no teclado, escreva o valor em outro local e cole em cada campo, pois a vírgula não serve)→ finalize com "Aplicar" (6).

Sinceramente, configurar as margens pelo smartphone dá muito trabalho. Execute essas ações somente se o site ou editora exigir, senão utilize a margem padrão (25,4 mm em todos os lados) ou configure pelo PC que é muito mais fácil. Deixarei a informação acima apenas para quem precisar fazer isso. Na maioria dos sites isso não é exigido a não ser que você esteja utilizando uma margem muito diferente dos 2 padrões.


Fonte do texto

 

Agora que temos a página em branco configurado do tamanho certo, vou explicar sobre as fontes, ou seja, o formato das letras que serão utilizadas no seu texto.


A maioria dos sites não possuem muita exigência sobre isso, apenas rejeitando aquelas muito cansativas de ler ou que dificultam a leitura.


A recomendação é que você utilize fontes padrões dos aplicativos ou que mude pouca coisa. As fontes não serifadas, como Arial e Verdana, e as serifadas, Georgia e Times New Roman, são as mais recomendadas.

Quanto ao tamanho da fonte, a recomendação é utilizar o tamanho padrão dos aplicativos, 11 pt, ou 12 pt que é bem aceito. Para os títulos, utilize o tamanho 14 pt a 18 pt. Não é necessário que seja muito grande.

Fonte: Arial, Verdana, Georgia ou Times New Roman; Tamanho do texto normal: 11 pt ou 12 pt; Tamanho do título: 14 pt a 18 pt; Cor da fonte: preta; Fundo: Branco.

Um alerta importante é não alterar a cor da fonte. A publicação no site utiliza seleção automática de cor dependendo do fundo que o usuário escolher, portanto mantenha a cor padrão. Não recomendo também alterar a cor do fundo. Faça o básico: fonte preta, fundo branco. Também não é recomendável alterar o tamanho da fonte no meio do texto. Se for necessário destacar algo, utilize as opções de negrito ou itálico.

É importante definir a fonte logo no começo também. Caso queira alterar a fonte depois, você deve selecionar todo o texto para fazer a alteração, mas pode ser que altere o tamanho visual do seu texto pela diferença de tamanho das próprias letras. Além disso essa alteração gera uma enorme sujeira no código do seu texto, visível somente quando importar para o HTML, deixando seu texto mais lento de ser carregado pelos leitores.

Jamais tente fazer diferente nessas horas. O importante é o conteúdo do seu texto e não o quão bonito é a sua fonte ou o fundo. Você pode redigir o texto na cor que você preferir, mas para enviar utilize o padrão.

Vamos ver como configura isso nos programas.


Configuração de fonte no Word

 

Para configurar a fonte no Word do PC, vá na aba "Página inicial" (1) → clique no campo da fonte (2) (geralmente o primeiro à esquerda) → selecione a fonte escolhida nas opções (3).

Se for alterar a fonte de texto já escrito, não esqueça de selecionar o texto todo (Atalho Ctrl + T) antes de realizar a operação acima.

Para configurar o tamanho da fonte no Word do PC, vá na aba "Página inicial" (1) → clique no campo do tamanho da fonte (2) (ao lado do campo da fonte) → selecione o tamanho escolhido nas opções (3).


Configuração de fonte no Google Docs do PC

 

Para configurar a fonte no Google Docs do PC, vá no campo da fonte (1) → selecione a fonte escolhida nas opções (2).

Da mesma forma que no Word, no Google Docs também terá que selecionar todo o texto já escrito para selecionar a fonte, caso não tenha feito no começo. O atalho é Ctrl + A.

Para configurar o tamanho da fonte no Google Docs do PC, vá no campo do tamanho da fonte (1) (ao lado do campo da fonte) → aumente ou diminua o tamanho nos botões - e + (2) que ficam ao lado do número para o tamanho escolhido.


Configuração de fonte no Google Docs do smartphone

 

Para configurar a fonte no Google Docs do smartphone, aperte o botão de configuração de fonte (1) (símbolo A na parte superior) → selecione a opção "Fonte" (2) da aba de "Texto" → escolha a fonte da lista de fontes (3).

No smartphone é muito mais complexo e contraproducente realizar alterações de fonte após o texto estiver escrito. Selecionar o texto para realizar a operação acima é uma tarefa muito penosa comparada a se fazer no PC. Prefira escolher a fonte antes de começar a escrever o texto.

Para configurar o tamanho da fonte no Google Docs do smartphone, repita o (1) da operação anterior → aumente ou diminua o tamanho nos botões ∨ e ∧ (2) que ficam ao lado do número para o tamanho escolhido.


Parágrafos

 

Uma das maiores diferenças entre um livro e uma webnovel, podemos dizer que, é com certeza a estrutura de parágrafos. Uma boa parte dessa diferença é graças à formatação, não excluindo, claro, o seu conteúdo.


A configuração de página e da fonte é bem similar na webnovel com relação aos livros, mudando pouca coisa. Aqui já é bem diferente. Então tenha um certo cuidado com isso.


Em webnovel a formatação do texto é baseada na leitura em dispositivos móveis, como disse antes. Mais do que em como o texto se encaixa na dimensão das páginas, o foco é em como será visualizado nas telas do smartphone.


Em livros há a preocupação de conter mais texto em menos folhas, pensando na economia. Aqui o foco é o conforto do leitor em identificar os parágrafos e não se perder na leitura.


Por esses motivos a webnovel se utiliza do recurso de espaçamento entre parágrafos, o mesmo recurso utilizado em textos de internet, como blogs e jornais digitais. Além disso utiliza o alinhamento do texto à esquerda, que facilita a diferenciação dos parágrafos até pelo alcance relativo à borda direita da tela.

Quantas vezes nos perdemos em uma leitura longa e tivemos que ler desde o começo da página para achar onde estávamos?

Enquanto que em livros a identificação da mudança de parágrafos é indicada pelo recurso de "recuo", em webnovel o recuo é opcional, podendo colocar ou não, visto que o espaçamento já indica.


Sim, a formatação de parágrafos de uma webnovel é igualzinha a deste e de outros artigos do nosso blog, mas não só de formatação se faz um parágrafo de webnovel.


O que geralmente encontramos em livros é a enorme extensão vertical, como o paredão das bordas deste mundo (kek), de letras encontradas em suas páginas. Em webnovel as ideias contidas em parágrafos costumam ser mais diretos e resumidos e, portanto, mais curtos.


Por esse motivo encontramos novels que tenham seus parágrafos limitados a 5 linhas e ocasionalmente a 8 linhas no máximo. A recomendação é que se faça parágrafos de 2 a 5 linhas em sua maioria, sendo permitido frases dramáticas isoladas de 1 linha e grandes explicações em 8 linhas, de vez em quando.

Visualmente falando, a página acima seria um formato padrão de página de webnovel que poderia facilmente ser migrada ao formato HTML de publicação em site. Observa que tanto o formato quanto o tamanho dos parágrafos, difusos, os permitem identificar com facilidade além do seu próprio conteúdo.

Alinhamento do parágrafo: à esquerda; Espaçamento entre parágrafos: X pt depois do parágrafo, sendo X igual ao tamanho da fonte; Recuo especial na primeira linha: 0 cm ou 1 cm; Linhas por parágrafo: 2 a 5 linhas.

Sabendo disso, vamos ver como configura os parágrafos no Word e no Docs.


Configuração de parágrafos no Word

 

Para configurar a formatação de parágrafos no Word do PC, vá na aba "Página inicial" (1) → encontre e clique no botão "Espaçamento de Linha e Parágrafo" (2) → escolha a opção "Opções de Espaçamento de Linha" (3). Na janela que se abrir, você pode configurar por aqui o "Alinhamento" (4) à esquerda, configurar o "Recuo Especial na Primeira linha" (5), configurar o "Espaçamento" entre parágrafos (6) pra 12 pt "Depois" e configurar o espaçamento "Simples" entre as linhas (7). (Esse último é opcional)

Se aplicar com a página vazia, tudo bem, mas se for aplicar depois de escrever tudo, não esqueça de selecionar os parágrafos antes de realizar as operações acima, como nas outras instruções.


Configuração de parágrafos no Google Docs do PC

 

Para configurar o alinhamento de texto no Google Docs do PC, encontre o botão "Alinhar à esquerda" (1) na barra de ferramentas e clique.

Para configurar o recuo na primeira linha no Google Docs do PC, vá em "Formatar" (1) → escolha a opção "Alinhar e recuar" (2) → clique em "Opções de recuo" (3). Na janela que se abrir, ajuste o "Recuo especial" para "Primeira linha" (3) → Ajuste o valor do recuo para "1.00" (4).

Para configurar o espaçamento de linhas e parágrafos no Google Docs do PC, encontre o botão "Espaçamento entre linhas e parágrafos" (1) → escolha a opção "Espaçamento personalizado" (2). Na janela que se abrir, ajuste o "Espaçamento entre linhas" para "1.00" (3), podendo deixar como 1.15 que é o padrão e é aceito também → ajuste o "Espaçamento entre parágrafos para "Depois 12 pt" (4). Opcionalmente você pode "Adicionar espaço depois do parágrafo" (op) no próprio menu anterior. Fazendo isso o espaçamento fica com 10 pt, não sendo tão diferente do padrão e a maioria aceita.


Configuração de parágrafos no Google Docs do smartphone

 

Para configurar a formatação de parágrafos no Google Docs do smartphone, aperte o botão de configuração de fonte (1) (símbolo A na parte superior) → vá na aba "Parágrafo" (2) → selecione "Alinhamento à esquerda" (3) → Ajuste "Espaçamento entre linhas" (4).

Infelizmente na versão mobile não há opções de configuração de recuo especial e espaçamento entre parágrafos.


Sinais Gráficos

 

Até esse ponto nós temos tudo configurado sem ter escrito uma letra sequer. Já está pronto a configuração básica do seu documento com toda a formatação necessária. Agora vamos para o conteúdo em si.


Por sinais gráficos entende-se todos os caracteres e partes de caracteres que possuem função sem serem letras, como as pontuações e acentos. Falarei especialmente sobre os sinais que indicam discursos.


Em webnovel, e outras modalidade de escrita criativa, discursos são transcrições de frases de personagens, sendo elas as "falas" ou "pensamentos". Seguimos aqui o que se pratica comumente no português-brasileiro e adotado convencionalmente nos sites de webnovel.

O sinal gráfico "Travessão" (—) é utilizado para indicar falas de personagens e é caracterizado por um traço horizontal do tamanho da letra M, também conhecido como m-dash ou em dash no inglês. Ele antecede todas as falas dos personagens na sua história. Veja aqui mais sobre o travessão.


Já quanto aos pensamentos, no seu texto serão delimitados pelas "Aspas inglesas" (“ ”), caracterizados por 2 pequenas vírgulas justapostas iniciando e finalizando o discurso. Não utilizamos as aspas portuguesas (« »), pois brasileiros preferem as inglesas. E essa (" ") que uso no artigo é chamada de aspas ASCII, usadas em linguagens de programação.

Existe uma intensa discussão acerca desses dois sinais (travessão e aspas) entre alguns autores, mas editoras e sites têm opinião unânime. Se você procura ser aprovado, e não demonstrar um posicionamento seu a respeito da escrita criativa, use-os da maneira como foi dito acima.

Outro sinal gráfico — que nesse caso não é um caractere, mas que sinaliza graficamente uma função — que vale a pena explicar aqui é o separador.

Também conhecido como "divisor de texto", o separador tem a simples função de separar o tempo e/ou local do enredo, de um parágrafo a outro. Comumente encontramos autores escrevendo datas, locais, dizeres como "2 horas depois" e "Na casa de XYZ" com a função de separador, ou seja, ocupando 1 parágrafo com apenas esses dizeres. Veja um exemplo:


Em muitas histórias, a data e horário exatos são irrelevantes para a narrativa, a não ser que se saiba de um evento futuro com data e horário marcado e essa própria informação cause uma tensão necessária na narrativa. Nos demais casos, utilizar um separador e mencionar "No dia seguinte de manhã cedo,..." no parágrafo seguinte já seria o suficiente.

Caso queira saber mais sobre isso, pesquise sobre o efeito da "bomba em baixo da mesa" de Alfred Hitchcock.

Podem ser feitos separadores com praticamente qualquer caractere. O importante é que não se faça um que ultrapasse o tamanho horizontal da linha, não dividindo o separador em duas linhas devido ao tamanho da tela de leitura. Podem ser feitas também imagens personalizadas no lugar de caractere, como feito ali em cima logo que comecei a falar de separador.


Recomenda-se então o uso de 3 caracteres, com espaços, travessões e outros caracteres auxiliares entre eles, não correndo o risco de quebrar a linha do separador. O separador também deve estar centralizado, assim como títulos.

Não se recomenda o uso de separadores com emojis ou com cores. A cor do separador deve ser adaptável ao padrão visual do próprio site. Se preparar separador com imagem, tenha um que facilite a troca de cores como inversão de preto e branco ou tons de cinza. Se mesmo assim optar por separador colorido, consulte previamente o site quanto a isso. Eles costumam ser abertos quanto a este quesito, desde de que não seja tão discrepante do visual do site ou que eles verifiquem o visual do separador possa atrapalhar a sua obra.

Diálogos: iniciar com — (travessão); Pensamentos: delimitados por “ ” (aspas inglesas); Transição de tempo ou local: paragrafar com separador (3 caracteres UTF-8 à escolha, podendo ter espaços ou outros sinais intercalando, ou utilizar imagem).

Vamos ver agora como inserir travessão e aspas em cada programa. Quanto ao separador, é só você inserir os caracteres desejados como parágrafo e alterar o alinhamento para "Centralizado".


Inserir travessão no Word e no Docs

 

Pelo PC, o travessão é obtido inserindo o comando de teclado numérico: Alt(Esquerdo)+0151(Teclado numérico)


No Word é possível utilizar essas opções:

  • AltGr+Num -

  • Ctrl+Alt+Num -

  • Na ferramenta "AutoCorreção" adicione a entrada "Substituir "--" por "—":

Ao utilizar o travessão no Word, recomendo desativar a ferramenta de Autocorreção para marcadores de listas. Assim o Word não vai transformar, toda hora, o seu travessão em marcador de lista.


Para fazer isso, vá em "Arquivo""Opções""Revisão de texto""Opções de AutoCorreção" → aba "Formatação Automática ao Digitar" → desmarque "Listas com marcadores automáticos".

No Google Docs somente funciona a opção do comando do teclado numérico (Alt(Esquerdo)+0151) ou a substituição automática pelo menu "Ferramentas" na opção "Preferências".

No smartphone, em algumas versões do Android e no iOS, pressionando -(hífen), irá surgir opções de meia-risca(–) e travessão(—).

Caso não tenha a opção, alguns aplicativos substituem o duplo hífen (--) por travessão, automaticamente.


Você também pode copiar e colar de qualquer canto e sair colando.


Inserir aspas no Word e no Docs

 

Antes de falar das aspas inglesas, as aspas ASCII (" "), que são 2 traços verticais, também são aceitas em webnovel, como substitutos, visto que a inserção de aspas inglesas é tão complexa quanto o travessão no PC. No smartphone é bem fácil. Explicarei a inserção dos 2.


Tanto no Word quanto no Docs, as aspas inglesas são inseridas com comando de teclado numérico: Alt(Esquerdo)+0147 para “ (abertura) e Alt(Esquerdo)+0148 para ” (fechamento).


Já as aspas ASCII é o que vem de padrão no teclado ABNT2, com Shift ⇧ + " '.

No smartphone as aspas inglesas já é o padrão no teclado português-brasileiro, mas você também pode manter pressionado a tecla pra escolher livremente entre as aspas ASCII e as inglesas. (Aspas ASCII é a que está encostada à direita)


Formatação de Palavras

 

Muitas vezes queremos destacar palavras e trechos por algum motivo, mas sem poder usar as aspas já que está usando como indicador de pensamento. É aí que vem a formatação especial de palavras.


Os conhecidos itálico e negrito são utilizados e aceitos na comunidade de webnovel para isso.


O itálico deve ser utilizado, por regra, em:

  • títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto;

  • nomes científicos de espécies;

  • onomatopéias e interjeições;

  • palavras e locuções em outros idiomas; e

  • palavras ou expressões em português citados no texto aos quais se queira dar ênfase.

Já o uso de negrito no texto é pouco recomendado e deve ser usado apenas para dar destaque a letras ou a palavras quando não for possível destacá-las de outra forma.


O uso do itálico também é recomendado em citações longas. Onde a regra pede a estrutura com aspas de múltiplos parágrafos, o itálico faz um papel melhor e muito aceito em webnovel. Veja:

O texto acima mostra o uso do itálico tanto para citar o conteúdo do e-mail quanto destacar palavras de origem inglesa mouse e link. Se não utiliza-se o itálico, com aspas ficaria da seguinte forma:

Vamos ver bem rapidinho como utilizar o itálico e o negrito no Word e no Docs.


Formatar em itálico e negrito no Word e Google Docs

 

Tanto o Word quanto o Docs tem atalhos na barra de ferramentas que facilita esse trabalho. O símbolo "I" é o atalho de itálico e os símbolos "N" no Word e "B" no Docs é o atalho de negrito. Em todos os casos você deve selecionar o texto ou ativar antes de escrever o texto em itálico ou negrito.

Também é possível utilizar teclas de atalho no PC:

  • Itálico: Ctrl + I (no Word e no Docs)

  • Negrito no Word: Ctrl + N

  • Negrito no Docs: Ctrl + B

Contagem de palavras

 

Por fim, e não o menos importante, o terror de muitos autores, tanto para mais quanto para menos, é: a quantidade de palavras, métrica utilizada em qualquer escrita criativa, que deve ter em cada capítulo de sua história.


Por todos os motivos citados anteriormente, pensando principalmente no conforto do leitor, os sites estabelecem um parâmetro de quantidade de palavras exigidas por capítulo. Não há preocupação relativo à quantidade de capítulos em si.


Alguns sites estabelecem o mínimo de 1.000 (mil) palavras e outros 1.500 (mil e quinhentas) palavras. Geralmente eles não estabelecem o máximo, mas alguns recomendam que não ultrapassem as 4.000 (quatro mil) palavras. Uma quantidade ideal e recomendada, segundo análise de um site, é de entorno de 1.700 palavras por capítulo.

Quantidade de palavras por capítulo: Em média 1.700; mínimo de 1.500; máximo de 4.000.

Isso diverge bastante da escrita tradicional de livros em que facilmente ultrapassam 10.000 palavras por capítulo, sendo que alguns tem quase a mesma quantidade de webnovels.


Capítulos curtos, mas lançados com frequência é uma das principais características marcantes da webnovel.


Antes de realmente escrever sua história, é recomendável que você consulte a documentação do site para verificar a quantidade mínima de palavras que o site exige.


Vamos ver como verificar a quantidade de palavras em cada programa.


Contagem de palavras no Word

 

Para verificar a contagem de palavras no Word do PC, vá na aba "Revisão" (1) → clique no botão "Contagem de Palavras" (2). Surgirá a janela com esta informação (3) contendo.


Contagem de palavras no Google Docs do PC

 

Para verificar a contagem de palavras no Google Docs do PC, acesse o menu "Ferramentas" (1) → clique na opção "Contagem de palavras" (2). Também surgirá uma janela com esta informação.

Opcionalmente poderá utilizar a tecla de atalho Ctrl + Shift ⇧ + C no Docs.


Contagem de palavras no Google Docs do smartphone

 

Para verificar a contagem de palavras no Google Docs do smartphone, acesse o menu "..." (1) → toque na opção "Contagem de palavras" (2). A quantidade de palavras aparecerá em seguida.


Resumo

 

Vamos resumir o padrão de escrita de webnovel que vimos nesse artigo:

  • Formato do arquivo: docx, odt e link do Google Drive.

  • Formato da página: A4; Margens: superior 2,54 cm, inferior 2,54 cm, direita 1,91 cm, esquerda 1,91 cm.

  • Fonte: Arial, Verdana, Georgia ou Times New Roman; Tamanho do texto normal: 11 pt ou 12 pt; Tamanho do título: 14 pt a 18 pt; Cor da fonte: preta; Fundo: Branco.

  • Alinhamento do parágrafo: à esquerda; Espaçamento entre parágrafos: X pt depois do parágrafo, sendo X igual ao tamanho da fonte; Recuo especial na primeira linha: 0 cm ou 1 cm; Linhas por parágrafo: 2 a 5 linhas.

  • Destaque de palavras e citações longas: itálico.

  • Quantidade de palavras por capítulo: Em média 1.700; mínimo de 1.500; máximo de 4.000.

E vou me despedindo com uma imagem resumindo tudo.


1.075 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


lord cryptuz
lord cryptuz
Jun 15, 2023

Obrigado novamente

Like
bottom of page