top of page
  • Foto do escritorRenCmps

OPINIÃO: Vale a pena postar novels no Wattpad? Onde postar novels brasileiras?

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Quantas vezes você já entrou no Wattpad e olhou para a lista de histórias que o site escolhe para você? O que tem a falar sobre essa experiência? Alguma obra chamou sua atenção? Achou estranho alguma coisa?


Esse é um sentimento compartilhado por todos nós que usamos o Wattpad. As recomendações bisonhas do site deixam de ser frustrantes e se tornam uma piada na comunidade.


Tomemos como exemplo nosso perfil na plataforma, @NovelsBrasil.


Desde o momento de sua criação, seguimos apenas nossos autores, focados em novels e com suas histórias, em maior parte, com tags como: isekai, magia, ação, webnovel, magia, fantasia, etc. Nossa única obra postada, Guia de Escrita - Novels Brasil, possui as tags: escrita, aprendizagem, wattpride, ideias, guia, criatividade, divulgação.


Tenho certeza que sabe onde queremos chegar, certo?


Enquanto no Wattpad, um leitor, interessado apenas em novels, recebe indicações de Lobo Alfa, o Dono do morro e Fanfic de kpop (não desmerecendo as histórias, apenas levando em consideração as que são mais recomendadas) pelo sistema do site.


O mesmo não ocorre com sites focados em novels; afinal, todas as histórias do site são novels. Ao logar em nosso perfil, não há uma recomendação com a tag novel ou uma das que já utilizamos.


Tenho uma conta no Wattpad há anos e até consegui uma quantidade de views considerável — 100k em um isekai. No entanto, esse é um público que irá me acompanhar em outras histórias? Crescer em views no Wattpad aparenta ser apenas sorte de ser beneficiado pelo sistema.

Veja abaixo:

Aqui temos o engajamento. O primeiro capítulo, geralmente, possui um engajamento mais baixo, enquanto os próximos mantém uma média entre 70% e 80%. Isso demonstra o quanto do capítulo seus leitores leem em média.

Em seguida, você pode ver como as views vão abaixando com o passar do tempo, algo também normal (por uma reestruturação na história, os capítulos 2, 5 e 6 foram feitos depois e possuem menos views do que os que vem depois).

Apesar de parecerem números altos, o engajamento não funciona apenas com esses números. A média de visualizações cai apenas para pouco mais de 600 views por capítulo, enquanto os mais novos chegam apenas a 100.

A grande dúvida que deve ser respondida é:

Tentar a sorte em um site que não valoriza novels ou tentar criar um público fiel em um site que irá te garantir, no mínimo, pessoas que leiam o tipo de história que você escreve?

Esforço é um dos caminhos do sucesso, assim como a sorte, mas não podemos evitar depender do segundo o máximo possível?


Vamos apresentar a vocês três sites brasileiros onde é possível postar e ler novels originais.


Sites para Postar e Ler Novels Brasileiras

 

Somos parceiros da Novel Mania (clique aqui para saber mais), o maior site de tradução de novels da América Latina. O site traduz obras como Against the Gods (Contra os Deuses), Renegade Immortal (Renegado Imortal) e Martial God Asura (Deus Marcial Asura).


Atualmente, o site também está investindo em obras brasileiras e nosso server no discord é uma das portas de entrada.


Site novo e com muito potencial. Em seus poucos meses de vida conseguiu alavancar uma história brasileira, Venante, às 800 mil visualizações.


Possui poucas obras em seu catálogo, mas todas são brasileiras e, como está começando agora, estão aceitando autores novatos.


Assim como a Novel Mania, um site onde pode encontrar traduções de novels, desde aquelas de animes como Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatte Iru Darou ka (DanMachi) e Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o! (KonoSuba), até as novels chinesas de Wuxia.


VULCAN

Site que concentra uma quantidade enorme de obras brasileiras em comparação com os outros. Histórias com fantasia voltada para o lado mais louco do gênero têm muito destaque entre os leitores.

MANGA LIVRE

Apesar de ter começado com a postagem de mangás e novels traduzidos dos mais diversos gêneros e nacionalidades, o site não se reserva mais a apenas isso. O Mangá Livre abriu um espaço para as obras brasileiras chamado traço nacional, esse espaço é tanto para quadrinhos quanto para as novels nacionais.


REAPER

Assim como os outro sites, as obras novas também são mostradas na página inicial.


Obras de cultivo e harém são os que mais atraem o público da plataforma, tornando-a uma ótima escolha para histórias nessa pegada.


282 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page